REFORMA TRIBUTÁRIA IMPACTA O SETOR FARMACÊUTICO
jul 9, 2024No dia 10 de julho, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLP) 68/24. Este projeto prevê uma redução de até 60% na Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e no Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), beneficiando positivamente o setor farmacêutico.
Com a aprovação do projeto, 383 medicamentos registrados pela Anvisa não pagarão IBS e CBS, ou seja, terão alíquota zero. “Ao todo, 850 medicamentos foram listados com uma redução de 60% da alíquota geral, incluindo analgésicos, antibióticos como a Amoxicilina e até o citrato de sildenafil.”
Na 7ª edição da Conferência de Líderes Febrafar e Abradilan, Bruno Aguiar (consultor tributário da Sindusfarmar) explicou que uma das mudança significativa será a introdução de uma alíquota única de 26,5% para todos os bens e serviços, incluindo medicamentos e serviços de saúde, o que promete simplificar a tributação.
Você pode encontrar a lista completa de todos os medicamentos que terão a redução de 0 a 60% da alíquota no seguinte link: Listagem de Medicamentos.
A lista ainda poderá ser revisada anualmente pela Presidência da República e pelo Comitê Gestor do IBS, com a consulta do Ministério da Saúde, para inclusão de medicamentos não existentes na data de publicação do decreto.
É importante ressaltar que o projeto foi aprovado pela Câmara dos Deputados e encaminhado para aprovação do Senado no dia 22 de julho, em regime de urgência. A reforma tributária é um processo gradual e, caso seja sancionada, sua implementação completa está prevista para ocorrer em 2033. No entanto, algumas mudanças já começarão a valer a partir de 2026.
E VOCÊ, CLIENTE A7, COM O QUE DEVE SE PREOCUPAR?
Bom, é importante que você fique sempre atualizado sobre as tendências do setor farmacêutico, mas isso nós da Alpha7 facilitamos e levamos a notícia para você através dos nossos canais de comunicação.
E o nosso sistema A7PHARMA que atende o varejo farma, possui algumas funcionalidades eficazes, que auxiliam muito na gestão tributária, como:
Flexibilidade: A possibilidade de entrada manual garante que situações específicas ou mudanças legislativas possam ser rapidamente adaptadas.
Precisão: A integração com APIs de renome no mercado, como Avant, IMendes e Cadastro Certo, assegura a atualização constante das informações tributárias e a redução de erros manuais.
Validações: A realização de diversas validações antes da emissão dos documentos fiscais e geração de relatórios contribui para a segurança e confiabilidade dos processos.
Você, que ainda não é cliente da Alpha7, não vai querer ficar sem esses benefícios, né? Chame nosso especialista pelo Whatsapp e aumente a eficiência da sua loja!
Fontes: CNN Brasil, Febrafar, Senado Federal, Câmara dos Deputados