VALOR PERCEBIDO PARA FARMÁCIAS: 7 AÇÕES PRÁTICAS PARA SEU NEGÓCIO
out 10, 2024VALOR PERCEBIDO PELO CONSUMIDOR EM FARMÁCIAS
O valor percebido é a percepção do consumidor sobre o quanto um produto ou serviço importa para ele, considerando suas necessidades, desejos e expectativas.
É uma combinação de valor real e valor percebido que influencia a decisão de compra. Essa percepção é subjetiva e varia de pessoa para pessoa, refletindo a bagagem e os critérios de cada consumidor. Neste artigo, vamos apresentar a importância do valor percebido e dicas práticas para aplicar no varejo farmacêutico.
Diferença entre preço x valor
É fundamental entender que preço não é igual a valor. O preço é a soma monetária cobrada por um produto ou serviço, enquanto o valor refere-se à percepção do consumidor sobre os benefícios que aquele produto e marca representa para ela.
A percepção do cliente agrega valor ao seu negócio. Os consumidores estão mais dispostos a pagar por essa experiência do que pelo preço em si, o que aumenta a rentabilidade da empresa. Farmácias que conseguem transmitir mais valor percebido não só vendem mais, mas fidelizam clientes a um custo menor, aumentando a margem de lucro em médio e longo prazo.
Como aumentar o valor percebido no varejo farmacêutico?
As farmácias devem trabalhar essas 7 estratégias que melhorem a experiência do cliente. Isso inclui:
- Senso de exclusividade: Ofereça produtos, serviços ou promoções que os clientes só encontrem na sua farmácia. Um exemplo prático é a criação de um programa de fidelidade personalizado.
- Conveniência: Invista em serviços que facilitem a vida do consumidor, como farmácias 24 horas ou a entrega rápida de medicamentos.
- Personalização: Utilize o histórico de compras e preferências dos clientes para oferecer recomendações de produtos e serviços que atendam às suas necessidades.
- Qualidade de atendimento e experiência: Um atendimento excelente é fundamental para melhorar a percepção do cliente. Treine sua equipe para ser atenciosa, eficiente e capacitada.
- Velocidade na entrega: Oferecer entregas rápidas e confiáveis, seja para compras online ou em loja, agrega grande valor.
- Facilidades no pagamento: Oferecer várias opções de pagamento, como parcelamento sem juros, desconto para pagamentos à vista ou pagamentos por carteiras digitais.
- Feedbacks: Colete e responda ativamente aos feedbacks dos clientes. Isso não só demonstra que você se importa com a opinião deles, mas também oferece uma oportunidade para corrigir problemas
Esses indicadores ajudam a entender como sua marca é vista no mercado. Fatores tangíveis, como a apresentação dos produtos e a segurança que sua marca passa para ele, e intangíveis, como a qualidade do atendimento, influenciam diretamente essa percepção.
Todos esses pontos colaboram para um cliente satisfeito não só reconhecer que adquiriu um produto, mas que também comprou uma experiência valiosa que aumenta sua disposição para pagar um preço maior caso necessário.
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Existem mais funcionalidades que podem agregar valor e melhorar a percepção da sua farmácia, como o, Fura-Fila, PBM’s e Convênios. Entenda mais clicando em cada funcionalidade.
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Fontes Sincofarma, Proffer, Rock Content