Se toque, se cuide e se conheça.
Por tantas vezes falamos sobre a doença, sobre as causas e como se prevenir. Mas poucas falamos sobre a mulher, sobre o apoio, o medo e de suas dificuldades.
Todo mês de outubro sofremos uma abundância de informação sobre o tema, mas não falamos sobre o medo que muitas ou todas as mulheres têm em fazer o exame e saber seu diagnóstico.
Este medo se chama carcinofobia, medo do qual entendemos totalmente sentir.
A descoberta desta neoplasia maligna pode abalar intensamente a identidade da mulher dado a mama ser um órgão que está relacionado à feminilidade, ao prazer, sensualidade, diferença de sexos, sexualidade, além de estar intensamente ligada à maternidade, uma vez ser fonte de alimento para o bebê.
Neste momento é de extrema importância, nós que estamos ao lado apoiar e ajudar, pois desde o diagnóstico até tratamento, as mulheres com câncer de mama sofrem muitas perdas significativas , e passarão por um longo e doloroso período de elaboração do luto, e processo de desapego.
Amigos, familiares e grupos de apoio são fatores importantes para proteção e recuperação da saúde da mulher com câncer, pois ajuda a lidar com as diferentes fases do tratamento e evitando a desistência, depressão, vergonha e o isolamento.
Durante o mês, nossos colaboradores participaram de dinâmicas expondo a importância da consciência na prevenção ao câncer da mama e recebendo conteúdos relacionados ao tema.
Prevenir é atitude, prevenir é cuidar, prevenir é amar.